Word: Cabeçalhos/rodapés diferentes em cada página

Cabeçalhos/rodapés diferentes em cada página

Funciona também para marcas d’água apenas na(s) páginas pretendida(s)!

No último artigo relacionado com o Word, ensinamos a inserir um cabeçalho e rodapé único num documento. No entanto, pode haver situações em que necessitamos que o cabeçalho ou rodapé mude ao longo do documento. Imagine que tem por exemplo um documento dividido em vários capítulos e pretende que o cabeçalho seja apresentado de acordo com o capitulo. Como fazer?

Como já referimos em outros artigos do género, o Word é sem dúvida uma ferramenta bastante potente e flexível. De forma  a ser possível criar diferentes cabeçalhos e rodapés para um documento, necessitamos de criar diferentes secções que basicamente delimitarão quais as páginas que terão um determinado cabeçalho ou rodapé.

Para este artigo, vamos apenas considerar cabeçalhos, sendo o processo para rodapés igual. Vamos considerar então o seguinte documento que possui já um cabeçalho.

De forma a procedermos a criação uma nova secção, colocamos o cursor no final do texto e em seguida escolhemos o separador Esquema de Página->Quebras e escolhemos Página Seguinte, na zona de quebras de secção. Desta forma fazemos com que o word inclua uma quebra de secção, sendo iniciada na próxima página uma nova secção.

word quebras secao

Quando nos deslocamos até a segunda página para inserir um novo cabeçalho, devemos começar por desligar a opção Ligar ao Anterior. Com a desactivação desta opção, podemos definir um novo cabeçalho, podendo este ser completamente diferente do definido para a secção anterior.

word ligar ao anterior

Como podemos ver, a definição de vários cabeçalhos num mesmo documento não é difícil. No entanto, é muito importante que todos os passos sejam bem definidos (ex. criação das secções no local correcto, desactivação da opção Ligar ao Anterior) de modo a que a criação de vários cabeçalhos ou rodapés num único documento não se torne “algo chato e incontrolável”.

fonte: www.pplware.com, ligeiramente alterado por mim

Posted in Escola, Word.

4 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *